O perdão. Ontem escutei uma colocação a respeito do perdão que me deixou fascinada. "O perdão não é um sentimento, e sim uma decisão." (Pe. Ricardo Caricatti). Quantas vezes lembramos de alguém que nos decepcionou, que nos humilhou e pensamos que o perdão virá quando a tristeza sair do coração? Tolice! Somente quando decidimos perdoar é que o processo de libertação desse sentimento triste acontece. Somente quando decidimos enxergar o outro como um semelhante a nós, em toda nossa comum humanidade, quando agimos impulsivamente, quando magoamos quem amamos, quando somos impacientes... Somente quando olharmos para o outro como gostaríamos que nos olhassem, é que estaremos nos libertando pouco a pouco desses sentimentos que aprisionam e adoecem nosso corpo e nossa alma.
Para que essa verdade se torne presente em nosso dia a dia, penso que é necessário lembrarmos constantemente do que a Bíblia nos ensina: "Perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos têm ofendido."
Interessante também é pensar que nessa oração não está escrito: "assim como perdoamos a quem nos ofendeu...", e sim: "a quem nos têm ofendido." Quanta sabedoria!
Basta estarmos próximos a alguém, num grupo ou seja lá como for, para estarmos expostos a ofensas e a ofender. Exercitemos então nossa compreensão e nossa decisão constante pelo perdão.
Tenham todos uma ótima semana.
Paz e bem!
Mirlaine Lima
Nenhum comentário:
Postar um comentário